Vejo bastante pessoas que estão iniciando na Arte e tem dúvidas sobre a parte ritual e sua simbologia. Elaborei este texto como uma orientação, uma sugestão de como conduzir seu ritual particular.
Pelo menos, este é o método que pratico!
1. Comece a separar o que irá usar no seu feitiço, pedras, terra, incensos, água (de riacho, chuva, tempestade, neve, granizo, de torneira ou potável), velas e fósforos, Athame, sino, caldeirão, cálice, oferendas às deidades, flores, pedras e o que mais a intuição orientar!
2. Prepare as velas a serem usadas. Comando meu Athame para me servir e traço meu nome de um lado da vela e do outro a palavra que define a intenção do ritual (amor, prosperidade, namoro, banimento, limpeza etc.). Aproveito para untar a vela e firmar no seu suporte. Gravo os respectivos símbolos da deusa e do deus em suas velas.
3. Trace o pentagrama no local usando o que tiver disponível.. giz, flores, pétalas, galhos ou pano bordado... Para o envio de energias para o universo, costumo colocar a ponta do espirito voltada para o ponto cardeal segundo a lua do momento:
Sul na lua nova; Leste na lua crescente; Norte na lua cheia e Oeste na lua minguante.
Isto faz com que a união do sol com as forças da lua se acentuem.
4. Posicione os 4 elementos nos cantos do pentagrama; ar no lado superior esquerdo, água no superior direito, terra no inferior esquerdo e fogo no inferior direito. Geralmente coloco um cristal de quartzo na ponta central, do espírito, para amplificar o direcionamento da energia.
5. Posicione o Athame com a lâmina voltada para o elemento fogo, o caldeirão no lado direito simbolizando o útero da deusa e um chifre no esquerdo simbolizando o deus. Coloco a vela com a intenção no centro do pentagrama. Gosto de colocar também uma pluma branca para o deus e uma negra para a deusa, como toda bruxa do Ar.
6. Traço o círculo usando o sal em torno do pentagrama, para isolar o que é de dentro do que é de fora do ritual. Com a varinha, Athame ou os dedos, no sentido horário eu traço no ar o círculo, mentalizando a formação de uma barreira.
7. Por uma questão de honra, primeiro convoco as deidades e as convido para participares do círculo. Cada deidade tem a sua forma particular de ser evocada.
8. Começo a evocar os 4 elementos para que estejam presentes dentro do círculo, no sentido horário.
"Salve o guardião da Torre Norte, da sagrada Terra que nos alimenta, nossa morada e nossa mãe! Seja bem vindo ao meu círculo!
Salve o guardião da Torre Leste, do abençoado Ar que nos refresca, sopro da vida em tudo e todos! Seja bem vindo ao meu círculo!
Salve o guardião da Torre Sul, da chama sagrada, centelha de vida que nos anima e protege! Seja bem vindo ao meu círculo!
Salve o guardião da Torre Oeste, das Águas da vida, onde todos somos limpos e renascemos! Seja bem vindo ao meu círculo!"
9. Acenda o fósforo com a mão dominante para lançar o feitiço e acenda o incenso. Use a mão não dominante se for fazer um banimento. Usando o mesmo fósforo ou outro, da mesma forma, acenda a vela do Fogo se houver (muitos colocam o Athame somente, como símbolo do fogo); em seguida, acenda a vela central, dedicando-a para a sua intenção (acendo esta vela com a intenção de _____).
10. Faça a oferta para a suas deidades, abençoe alimentos, vinho e tudo mais em nome delas.
11. Efetue a evocação das energias do seu feitiço com palavras de domínio, rimas, mentalizações e tudo mais que sua intuição orientar.
12. Se quiser, pode colocar nesse momento um gatilho de disparo, uma condição para que se cumpra no tempo (amanhã, no mês que vem e assim por diante, ou quando alguma coisa acontecer, como a pessoa estiver em determinado lugar ou fazendo tal coisa...). Sele o feitiço traçando no ar uma espiral em sentido horário e trace um círculo em volta da espiral para que o feitiço se cumpra.
13. Deixe as velas, incenso e tudo mais queimarem até o fim. Conforme queimam, pode-se utilizar uma forma divinatória para saber se o feitiço foi aceito, se há dificuldades ou mesmo se está sendo recusado!
Uma valiosa dica que eu vi usarem em um coven, caso alguém precise deixar o círculo ou buscar algo esquecido: alguém de fora terá que colocar duas vassouras com o cabo em cima do círculo de sal, formando uma ponte. Assim pode-se entrar e sair sem romper o círculo de proteção!
Para romper o círculo, faça o seguinte:
a. Agradeça a presença das deidades e digam que sempre serão bem vindas ao círculo.
b. Agradeça a presença dos guardiões dos elementos em sentido anti-horário:
"Salve o guardião da Torre Oeste! Agradeço a presença neste círculo!
Vá em paz e seja sempre bem vindo!
Salve o guardião da Torre Sul! Agradeço a presença neste círculo!
Vá em paz e seja sempre bem vindo!
Salve o guardião da Torre Leste! Agradeço a presença neste círculo!
Vá em paz e seja sempre bem vindo!
Salve o guardião da Torre Norte! Agradeço a presença neste círculo!
Vá em paz e seja sempre bem vindo!"
c. Abra o círculo no lado da ponta do pentagrama usando a mão, dizendo:
"E agora terminamos
Sem dano a ninguém!
Eu exalo o poder
Desta hora mágica!
Fiquem se quiserem
E partam se desejarem
Com o soar do Sino
Este círculo desfaço!"